Notícias Contábeis

Jornadas MEI: tudo o que você precisa saber como microempreendedor individual

12/05/2025
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

O Sebrae tem um pacote completo com informações e orientações para quem está começando a empreender ou já tem um negócio e precisa organizar a empresa. Com as Jornadas MEI, o microempreendedor individual (MEI) consegue ter mais segurança para dar seus próximos passos e trilhar seu caminho empresarial.

São quatro jornadas on-line – Empreenda, Regularize, Profissionalize e Transforme – divididas em trilhas e, ao completar cada uma, o participante poderá ter acesso a benefícios exclusivos, como consultorias, bônus de desconto e até mesmo acesso a linhas de crédito diferenciadas. Conheça mais sobre as jornadas:

Empreenda MEI
Formada por cursos e conteúdos voltados a quem tem uma ideia e quer tirá-la do papel. Também é destinada a quem já tem um negócio e quer saber o que precisa para formalizar uma empresa.

Durante a jornada, o participante pode escolher em qual situação melhor se encaixa: “Quero ter meu próprio negócio”, com caminhos para iniciar e gerir um negócio; “Como registro minha empresa?”, que mostra as vantagens e obrigações do Microempreendedor Individual (MEI); e “Abri meu MEI, e agora?”, que explora as obrigações do MEI, com orientações para emitir guias, declarar imposto e controlar entradas e saídas.

Regularize MEI
Nesta jornada, o participante vai aprender mais sobre como renegociar dívidas, colocar o MEI em dia e avaliar se é o momento de acessar crédito.

São quatro trilhas: “Como regularizo minhas dívidas?”, que explora a razão do endividamento do participante e mostra como pagar seus débitos junto ao governo e fornecedores; “Para onde vai meu dinheiro?”, que trata da gestão financeira e a tomada de decisões mais inteligentes; “Preciso de empréstimo?”, em que o participante terá acesso a todo o conhecimento necessário para tomar a decisão mais vantajosa para o seu negócio e saber se é o momento de buscar um empréstimo; e “Saiba se é hora de buscar crédito”, com a proposta de orientar o MEI e analisar se as parcelas cabem no orçamento do negócio.

Profissionalize MEI
Jornada dedicada à gestão da empresa, melhorando as vendas e o posicionamento na internet.

São cinco trilhas: “Quero ser um empreendedor melhor”, com foco em desenvolver as características empreendedoras do participante; “Preciso vender mais e melhor”, que se propõe a mostrar técnicas para a manutenção de antigos clientes e a captação de novos, além de ajudar o participante a avaliar o preço de venda de seus produtos e serviços; “Quero colocar minha empresa na internet”, que ensina sobre presença digital e como aumentar as vendas com estratégias digitais; “Quero melhorar o marketing da minha empresa”, voltada para a comunicação e o marketing do negócio; e “Quero que minha empresa cresça”, trilha que sinaliza a situação da empresa, orienta sobre o gerenciamento de finanças e processos, e estratégias de gestão.

Transforme MEI
Jornada que mostra os caminhos para quem quer expandir seu MEI com segurança e se tornar uma microempresa. É voltada a quem já precisa montar equipes e cujo faturamento está perto de ultrapassar R$ 81 mil por ano.

É composta por três trilhas: “Como faço para contratar e gerir funcionários?”, que apresenta as maneiras de fazer uma boa gestão de pessoas, a fim de aumentar a produtividade, melhorar o clima de trabalho, reduzir a rotatividade de funcionários e aprimorar a satisfação dos clientes; “Quero inovar para crescer”, destinada a orientar o participante sobre como aprimorar a gestão das finanças e dos processos da empresa; e “Transformando meu negócio em uma Microempresa”, que mostra como fazer a mudança no porte de sua empresa e o que muda nessa transição.

Semana do MEI

De 26 a 30 de maio, o Sebrae promove em todo o Brasil ações presenciais dentro da Semana do MEI. Já os eventos on-line, com duração de 1h, farão parte da agenda do Esquenta Semana do MEI, que começa antes, de 20 a 22 de maio, quando o Sebrae vai trazer grandes nomes para falar sobre tendências, inovação e como faturar muito com o seu MEI.

A Semana do MEI está em sua 16ª edição e já soma mais de 3 milhões de clientes atendidos nos últimos anos. A programação tem atividades sobre comportamento empreendedor, planejamento para formalizar ou decolar seu negócio, orientações para crédito, gestão financeira, inovação, transformação digital, atendimento ao cliente, como vender mais e melhor, marketing e muito mais.


Fonte: Agência Sebrae

Últimas notícias

Venha agora para a contabilidade que vai elevar sua empresa a um próximo nível